top of page
Foto do escritorLarissa Akamine

O poder de compartilhar histórias: Como e por que elas impactam na reputação e nos negócios?



O que são histórias e o que elas têm a ver com a estratégia de Employer Branding?

Uma história nada mais é do que um relato narrativo de um evento ou de uma sequência deles. Uma boa história traz personagens e detalhes que são capazes de despertar diferentes sentimentos. E se você parar para pensar, todo mundo tem uma história para contar, não é mesmo? E com as marcas isso não é diferente! Toda organização tem muitos episódios marcantes, afinal de contas, são as pessoas colaboradoras que constroem a história de uma empresa com o passar dos anos, além é claro, de contribuírem com suas próprias vivências pessoais. E isso tem tudo a ver com marca empregadora!


Quando olhamos para os sites e as redes sociais das empresas, percebemos que as pessoas colaboradoras têm ganhado cada vez mais espaço para falar sobre cultura e valores, mas também sobre suas rotinas de forma geral, e não só durante a jornada de trabalho. E eu percebi duas principais razões, dentre tantas outras, para essa tendência ganhar força:


  1. O nível de conexão com a mensagem aumenta, a medida em que a marca humaniza a comunicação, fazendo com que as pessoas entendam o propósito da empresa de forma mais tangível no dia a dia, e se identifiquem com as personagens dessa história e suas características como: lugar onde cresceu, a carreira que trilhou, quais sonhos realizou e muito mais.

  2. A conversa deixa de ser da marca para as pessoas, e simplesmente passa a ser de pessoas para pessoas. Porque aquelas que já são colaboradoras possuem os valores tão enraizados em si, que conseguem representar a marca em todo o seu discurso e seu estilo de vida, e se transformam em verdadeiras embaixadoras, inspirando e atraindo os talentos certos para a organização em que trabalham.


Mas calma aí, isso não é novidade! Já não vemos esse tipo de comunicação para os clientes de uma marca?

Isso é verdade, mas sabe o que também é uma verdade? Desde que o tema Employer Branding surgiu no mercado, as pessoas notaram muitas semelhanças entre as metodologias para atração e retenção de clientes, e atração e retenção de candidatos e colaboradores, a diferença foi que como eram públicos distintos surgiram pequenas adaptações, veja só alguns exemplos:

Além de serem jornadas similares, é possível enxergarmos pontos de conexão entre elas, sabia? Dê só uma olhada nas ilustrações abaixo.


Essa é uma visão macro bem simples do círculo virtuoso entre marcas e clientes:

E logo em seguida, temos uma visão macro bem simples do círculo virtuoso entre marcas (empresas) e profissionais do mercado:


Mas estamos vivendo uma fase em que essas jornadas se cruzam, se complementam, e ambas formam a percepção de uma marca pelos dois lados de uma mesma moeda:

Esse impacto 360 é um grande trunfo para uma estratégia de compartilhamento de histórias. Muitos profissionais que fazem a gestão de uma marca empregadora, sentem que o impacto do seu trabalho reflete pouco na vida dos clientes da sua empresa, quando na verdade reflete muito, pois a partir do momento em que conseguimos atrair os talentos certos, que se identificam com o nosso propósito e estilo de trabalho, essas pessoas vão performar muito bem em suas funções e criar soluções cada vez melhores para os clientes.


Esse tipo de troca faz com que clientes queiram se tornar colaboradores, e colaboradores queiram se tornar clientes, porque é por meio dessas experiências compartilhadas que as histórias se espalham, inspirando cada vez mais pessoas e reafirmando a cultura, o propósito e os valores de uma organização.



Se você chegou até aqui, espero que tenha curtido o conteúdo! :)

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page